quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Quaresma, tempo de graça


O ano litúrgico, são divididos por quatro (4) ciclos, sendo eles, o Advento, a Quaresma, a Páscoa e o Tempo Comum, considerado o maior, entre 33 a 34 semanas. ( Doc. 43 CNBB)
A quaresma inicia com as cinzas da Quarta feira que é impostas em nossas cabeças ou marcadas nas nossas fronte, serve para nos recordar que somos e viemos do pó, e para o pó voltaremos. Ela não e para apagar ou amenizar os pecados, para isso o Sacerdote está a espera. Assim como acontece todos os anos em preparação para a Páscoa, devemos nos preparar para ir ao encontro de Jesus, mais para isso temos que está com o coração purificado.
A igreja convida a cada um de nós a arrepender de nossas falhas e ir em busca da reconciliação através da Confissão, ou melhor, Sacramento da Penitência.
Muitos perguntam o tempo certo para ir em buscar deste Sacramento, a igreja nos orienta uma (1) vez a cada ano, mais se preferir uma (1) vez por mês ou como achar melhor, isso dependerá da sua disponibilidade.
Para receber o Sacramento da Penitência precisamos fazer um Exame de Consciência, ou Revisão de Vida, para aqueles que não tem conhecimento do que é pecado, é a desobediência a lei de Deus. (Dt. 5, 6-21)
Neste tempo quaresmal, somos convidados a três (3) práticas, A Oração, O Jejum e A Esmola (Penitência), a exemplo de Jesus que ficou quarenta (40) dias no deserto jejuando e orando, antes de iniciar sua vida pública.
--> A Oração nos ajuda a amar a Deus e a colocá-lo no centro de nossa vida.
--> O Jejum e a abstinência nos leva ao equilíbrio, e nos possibilita mais tempo para amar a Deus e ao próximo.
--> A Esmola nos faz a praticar a misericórdia em ação, como cristãos somos convidados a esta prática.
Assim manifestamos a nossa abertura para a palavra de Deus, que nos leva a conversão de nossos pecados, para vivermos a fraternidade em que fomos inseridos pelo batismo.
Para muitos que não conhece ou não intende, a Quaresma e um tempo que vivemos voltados para a prática do bem, e se conseguimos vivenciar esse tempo conseguimos perpetuar ele por todos os anos.
Deum Benedict.
Cruvinel. Maike Johnata,
Mineiros – Go 15/02/20


Nenhum comentário:

Postar um comentário