terça-feira, 22 de junho de 2021

Pandemias

Estamos vivendo um tempo de pandemia mundial, onde buscamos saber quando irá acabar, e percebemos que não tem previsão ou um controle para tudo isso. Hoje no mundo se computa cerca de 3.87mi vidas terminadas por este vírus. Segundo dados do Ministério da Saúde só no Brasil 502.586 pessoas partiram.
A dor é presente em várias famílias, o sentimento da perca grita dentro de nós, a falta pulsa como as batidas do nosso coração. As vezes usamos aquelas duas letras , “se” eu isso, “se” eu aquilo, mas não dá para voltar e nem mudar as coisas.
Bem, até aqui estamos acostumados a ouvir, a ver e até falar, mas um dado muito importante que omitem de nós é que existe cerca de 16.288.392 pessoas que tiveram a chance de retornar para suas famílias, são vidas que hoje dão testemunho de vitória, e isso é só no Brasil. Olhando este número temos que nos alegrar pois, não está tudo acabado, ainda temos esperança.
Há 10 anos antes do covid o mundo sofria com um vírus que ceifava várias vidas, conhecida gripe A ou H1N1, essa fez várias vítimas que assim como hoje não teve uma saída vitoriosa, por outro lado algumas vidas puderam se levantar dos seus leitos com a saúde revigorada.
Outros dados que trazemos é sobre o vírus da AIDS ou HIV, sigla abreviada do inglês, que surgia há 40 anos despertando medo e  desconfiança, causados pela desinformação de como se era contraído. Infelizmente ainda não se tem cura, mas já se tem um tratamento que foi desenvolvido com o passar dos anos.
Por fim nessa nossa lista temos a gripe esponhola. Apesar do nome não temos a origem, pois se tratava do período da Primeira Guerra Mundial, então já se imagina a confusão. Essa pandemia foi considerada a mais mortal registrada, que durou desde 1918 a 1920, e estima-se que entre 17 a 100 milhões perderam suas vidas por conta da mesma.
Ao longo da nossa história tivemos inúmeras pandemias que parecia não ter fim, mas hoje contamos com o avanço da tecnologia e o conhecimento já não é o mesmo que há 40 ou a 100 anos atrás, hoje temos várias informações onde devemos filtrar as positivas das negativas. Informações desnecessárias nos faz mal.
Caro leitor (a), independente de sua fé, gostaria que buscasse primeiro abaixar a guarda e cuidar de você e segundo amar ainda mais aqueles que você pode cuidar, devemos olhar para Deus e pedir a graça da saúde, nossa e de todos, e agradecer a oportunidade de mais um dia de vida. Sei que alguns necessita de trabalhar para o sustento de sua família, outros se adequaram e consegue trabalhar e estudar na segurança de sua casa, mas hoje eu suplico a você, cuide de você e de sua família, não deixe para querer cuidar quando for um do seus naquela UTI ou na porcentagem. Meu amigo (a), espero poder um dia conversar com você, ver que você está bem e melhor poder dizer Graças a Deus vencemos esta pandemia.

Deum Benedict
Cruvinel. Maike Johnata
Anápolis Go 20/03/21

*Atualizado 22/06/21 às 14:47*

Um comentário: