Completaram-se os dias de Maria dar à luz, nascerá para nós Jesus. Neste dia que o Senhor nasce em nossos corações, só nos resta dar glórias e louvores ao nosso menino Deus que vem ao nosso encontro. “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados. ”
Ao longo do tempo do advento preparamos nossos corações, nossas casas para esta chegada. O tempo de espera chegou ao fim, pois nesta noite nasceu em Belém o grande, aquele que cheio de graça e de verdade é o único com o Pai.
Celebramos o natal do Senhor, este ano de forma diferente, para alguns de forma triste pois a perda ainda dói. Recordamos com alegria daqueles que enquanto estava juntos conosco fez desta data a renovação da vida.
Lembramos daquela noite em que uma jovem não encontrou um lugar para colocar seu filho e envolvendo em faixas colocou em uma manjedoura, lugar onde era servido o alimento aos animais. Mais tarde se entrega como pão para salvar a humanidade dos pecados, das ofensas feito ao Pai.
Aquele que vem! Esta é a tradução do tempo que vivemos, estávamos a espera e Ele chegou, nós povo de Deus nos preparamos com alegria, limpando e organizando a nossa casa para receber nossos amigos e familiares, preparamos também o nosso espiritual, arrumamos a manjedoura que é o nosso coração para o nascimento de Jesus, o Deus menino, com muita expectativa esperamos a revelação de Deus com a humanidade.
Voltemos nosso olhar para São Francisco de Assis que no século Xlll, recriou o presépio revelando a todos uma réplica do início da nossa salvação, onde um rei verdadeiro teve sua primeira noite de sono, onde aconteceu a primeira adoração, reuniu vários coros celestes e os pastores daquela região. Para nós que veneramos a bem aventurada Virgem Maria, seu esposo São José junto com nosso Menino Jesus, temos conosco a Sagrada Família de Nazaré, que buscamos a imitação para com a nossa.
Imagine se todas as mães fosse como Maria, todos os pais como José e todos os filhos como Jesus, agora te pergunto se não é possível? já que todos os dias conhecemos e mergulhamos nas graças de nosso Deus. Não estou falando que somos ou que temos a obrigatoriedade de ser, estou te convidando a uma vida de Santidade com os seus.
Sabemos o desafio que cada amanhecer enfrentamos, cada espinho que temos que suportar para que possamos encontrar a santidade. Com isso fica mais fácil de viver como a família de Nazaré aqui nos dias de hoje, basta ser canal de graça na vida do outro, ser ponte ao invés de pedra de tropeço.
No primeiro capítulo do evangelho de São João nos é falada, “No princípio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus. ” Mas adiante o mesmo nos dá a boa nova, “E o verbo se fez carne e habitou entre nós ” com essa notícia só temos a alegria de celebrar a chegada daquele que tudo se assemelha a nós, de menos o pecado.
Desejo a você que hoje teve a oportunidade de ler esta reflexão, um feliz e Santo Natal, que o menino Jesus possa nascer, não só hoje mas todos os dias no seu coração e em sua vida, que busque fazer do seu lar a morada da Família de Nazaré. Com as bençãos de Deus vivemos o céu aqui na terra, para quando chegarmos em nossa morada definitiva, já estarmos familiarizados.
Deum Benedict.
Cruvinel. Maike Johnata,
Anápolis – Go 17/12/20
